terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sonora Brasil Quarta etapa

Aluísio Laurindo Jr.

Nicolas de Souza Barros

Pessoal, nesta quinta feira, dia 15, é a quarta etapa 2009 do projeto Sonora Brasil SESC, que neste ano teve como tema A História do Violão Brasileiro".


Segue abaixo o currículo e programa que será executado aqui, para vocês já ficarem com sede...


Não esqueça, será na quinta feira, dia 15, às 20h no teatro do SESC Arsenal, totalmente gratuito. Não esqueça que quinta feira é dia de Bulixo no SESC, então chegue cedo!!!!






Nicolas de Souza Barros
Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de seis, oito e 11 cordas, alaúde, teorba, vihuela, guitarras barroca e renascentista, entre outros. Estudou na Academia Real de Música (Londres, Inglaterra) com Michael Lewin, assim como na UNIRIO, com Turíbio Santos. Sua tese de mestrado foi voltada à transcrição integral da obra para alaúde de J. S. Bach para alt-guitar (violão de 11 afinações – UFRJ, 1993); e, em sua dissertação de doutorado (UNIRIO, 2008), criou um sistema alternativo de digitação da mão direita, a ser aplicado em situações de velocidade escalar. Estudou também com Abel Carlevaro e Álvaro Pierri (violão), assim como Hopkinson Smith, Jakob Lindberg e Oscar Olhssen (alaúde).
Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá e Uruguai, assim como nos principais centros brasileiros. Integra diversos conjuntos de música de câmara, como o renomado conjunto de música antiga Quadro Cervantes (mais de mil apresentações públicas e cinco gravações), o Duo Folia, com o violoncelista David Chew (Coordenador Artístico do Rio International Cello Encounters; um CD), o Quarteto Carioca de Violões (um CD), e duo com o barítono Lício Bruno.
Desde 1989, é responsável pela Cadeira de Violão Clássico da UNIRIO; nesta instituição, seus orientandos nos níveis de bacharelado e mestrado têm obtido sucesso em dezenas de concursos nacionais e internacionais, e uma dezena de ex-alunos são atualmente professores de importantes instituições federais e estaduais brasileiras. Entre 2003-2006, dirigiu a série Sábados Clássicos (Arte SESC), também coordenando o setor de Música Clássica do IV Festival de Inverno do SESC Rio de Janeiro (2005). Foi um dos fundadores da Associação de Violão do Rio (AV-Rio, 2001), atuando desde a sua criação como diretor artístico. Tem se apresentado com orquestras importantes no Brasil e nos Estados Unidos e é um dos catedráticos brasileiros mais requisitados em festivais e cursos de verão.
Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Villa-Lobos (estreia nacional da obra Valse-Choro; 2007), Ronaldo Miranda (estreia mundial do Concerto para quatro violões e orquestra, com o Brazilian Guitar Quartet; Sinfônica de Baltimore, 2004), Ricardo Tacuchian (estreia pública do Concerto para violão e orquestra), Radamés Gnatalli, Alexandre Eisenberg, H. D. Korenchendler e J. O. Alves, entre outros.
Desde 2004, sua principal área de atuação instrumental tem sido com o violão de oito cordas, com a primeira afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão de seis cordas (e a oitava afinada abaixo geralmente uma quarta abaixo da corda mais grave), com o qual se dedica a pesquisar novos repertórios para o instrumento.
Aluísio Laurindo Jr.
Violonista, professor, compositor e arranjador, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, em Belém (Pará), tendo como professores de violão Péricles Silva, Antonio Carlos Braga e Salomão Habib. É Bacharel em Música com ênfase em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou Aperfeiçoamento em Pedagogia da Música pela Sociedade Kodály do Brasil (São Paulo) e Universidade de São Paulo (Unesp). Seus principais professores foram José Lucena Vaz e Fernando Araújo (Violão); Eliane Fajoli (Canto); Maria Inês Lucas Machado (Percepção Musical); Carlos Miró, László Ördög e Marli Batista Ávila (Pedagogia da Música); Carlos Kater, Eduardo Bértola, Eduardo Campolina e Gilberto Carvalho (Estruturação Musical); Nelson Neves (Improvisação) e Nelson Salomé (Folclore Musical). Realizou estudos complementares em arranjo e composição musical com Ian Guest. Atualmente é bacharelando em Composição Musical pela Universidade Federal de Goiás, nas classes de Estércio Marquez Cunha e Günther Bauer, e diplomando em Media Composition pela London School of Creative Studies, sob a tutoria de Charles Fernandez.
Lecionou no Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo, Dourados Escola de Arte Musical, em Vitória (Espírito Santo), na Universidade Federal do Pará (UFPA), Escola de Música Walquíria Lima (Amapá), Conservatório Carlos Gomes e no Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará. É professor de Musicalização, Canto Coral e Violão da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Alguns de seus ex-alunos destacam-se como professores e concertistas na Amazônia e na Europa, em função da práxis unificadora da audição, do solfejo, da técnica violonística, da análise musical e da regência que lhes foi proposta. Dedica-se ao desenvolvimento de suas teses: “Transdisciplinaridade e contextualização à realidade brasileira no processo de ensino-aprendizagem de música e violão”, trabalho científico apresentado no IX CIMK – Curso Internacional sobre o Método Kodály – São Paulo 2001, obtendo o reconhecimento dos educadores Marli Batista Ávila, Jorge Kárzas e Violeta de Gainza; “Projecionismo Musical Inteligível – Uma proposição estético-composicional a partir da unificação das ações humanas de transpercepção e transcompreensão do universo (dimensão humana)”.
Suas principais atuações foram no quinteto de jazz Pentagrama, da Fundação Carlos Gomes, 1988-89; como guitarrista e improvisador da Big Band da UFMG, 1992; no Daniel Dias Quinteto, no VI International Vitória Jazz Festival, 1995; nos II, III e IX Cursos Internacionais de Verão sobre o Método Kodály, em São Paulo, 1994-95 e 2001; no concerto Aluísio Laurindo Jr. – Expressões, na II Bienal Internacional de Música de Belém (Pará) – 2002; na série Uma Quarta de Música do Centur/Belém – 2003; no XVI Festival Internacional de Música do Pará – 2003, no programa Timbres da Rádio Cultura FM – 2005, na Rádio Difusora AM-Amapá e no Projeto Segunda Aberta-Goiânia – 2008.
Sua proposição artístico-pedagógico-violonística relaciona dialogicamente o folclore e o populário musical brasileiro, as estéticas euro-históricas e os recursos sonoros do instrumento, resultando em arranjos e composições originais e contextualizados, rompendo as delimitações impostas pelos paradigmas “clássico” ou “popular”. Ballade (pastores e pastorinhas), Benedicamus domino (maxixe), Prelúdio e fuga I (lundu), Passacaglia (guitarrada), Rondo (choro-canção), Impressões do Nordeste (baião), Variações sobre Frére Jacques (batuque), Neo-Samba, Suite amapaense (marabaixo/batuque/sairê/zimba) e Imprevisível (ladainha) são alguns de seus melhores trabalhos. Escreveu para outras formações: Schummannianas (piano solo), Tutti bona cordi e sinfonia (orquestra de cordas). Compôs a trilha sonora do documentário Amazônia (Ideia & Comunicação – 2003); do audiolivro Univer(s/c)idade – uma leitura da infraes-trutura, estrutura e superestrutura da UFPA no tempo-espaço (UFPA – 2008) e de campanhas publicitárias. Criou arranjos poéticos para CDs das cantoras Lucinha Bastos, Rosana Mont'Alverne e Patrícia Bastos.
Foi vencedor do I Prêmio Estímulo Altino Pimenta, na categoria de música instrumental pela Fundação de Cultura do Município de Belém – 2004.

Programa – Aluísio Laurindo Jr.

Tó Teixeira Sinto-me bem assim
Nonato Leal Lamento beduíno
Salomão Habib Toteando
Beto Oscar Batuque da murta
Sebastião Tapajós Lua joá
Albery Albuquerque Jr. O uirapuru e o violão
Claudio Santoro Fantasia Sul América
Estudo N° 1
Aluísio Laurindo Jr. Suíte amapaense
- Marabaixo
- Batuque
- Sairê
- Zimba

Programa – Nicolas de Souza Barros

Francisco Mignone Valsa-Choro Nº. 3
Dilermando Reis Flor de aguapé
Heitor Villa-Lobos Valsa de concerto (*)
Ascendino Theodoro Nogueira Brasiliana Nº 3
I. Improvisando
II. Ligeiro
Walter Burle Marx “HVL”: Saudade do nosso amigo
Mr. B-A-C-H visits Brasília
C. Guerra-Peixe Prelúdio 1:“Lua Cheia”
Carlos Alberto P. Fonseca Estudo Nº 4
Ronaldo Miranda Sonata Appaissionata
Othon Salleiro Reminiscências cariocas
Batuque

(*) Obra inacabada que foi concluída por N. S. Barros.

Duos

Luiz Otávio Braga Reponteio
Carlos Cruz (1936) Imagens do agreste
- Moderato
- Andante
- Allegretto grazioso




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